sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Em Repúdio ao Loteamento Político de Cargos no ICMBio e IBAMA


Os Servidores do ICMBio e do IBAMA do estado do Rio de Janeiro vêm a público repudiar o loteamento de cargos das autarquias federais motivado por composições partidárias que vem sendo praticado pelo governo interino. Entendemos que ocupantes de cargos de chefia devem, acima de tudo, ter absoluto comprometimento com a defesa da conservação socioambiental e capacidade técnica para tomar decisões que contribuam para a consolidação da missão das autarquias que chefiam. Em que pese a competência das equipes técnicas que compõem os quadros funcionais, a alternância de dirigentes prejudica o andamento dos trabalhos e mina a qualidade tão amplamente requisitada aos referidos órgãos.

No ICMBio, as unidades descentralizadas vêm sofrendo ingerências desproporcionais e injustificadas. Em abril de 2016 a carta da Parnaíba/PI denunciou a situação da Coordenação Regional 05. Em junho a mobilização dos servidores logrou evitar a substituição do chefe do Parque Nacional do Caparaó. Em agosto do mesmo ano a reconhecida coordenadora do CNPT foi exonerada sem justificativas para dar lugar a um indicado político. Recentemente, entre outros casos, a Coordenação Regional 04 teve seu Coordenador substituído por interferência político-partidária. Hoje, recebemos informações de nova ingerência política para substituição da Coordenadora da Coordenação Regional 08. Os servidores do Rio de Janeiro, estado que enfrenta crise econômica proporcional à corrupção política de seus governantes, rechaçam veementemente tal indicação e qualquer tipo de ingerência política em sua coordenação ou chefias.

Em diversas Superintendências do IBAMA, denúncias semelhantes se avolumam contra indicados políticos, que assumem os cargos desprovidos de experiência em gestão pública e tampouco comprometimento com a área ambiental. No caso dos estados de Tocantins e da Bahia, os servidores mobilizados conseguiram que se tornasse sem efeito a nomeação dos Superintendentes, uma vez que os ocupantes eram ou deveriam ser réus por crimes ambientais. Já em São Paulo, uma deputada cassada foi afastada da chefia da Superintendência por decisão judicial. No Espírito Santo os servidores também rechaçaram a nomeação do indicado político. No Rio Grande do Norte o Superintendente nomeado é réu em processos de improbidade administrativa, enriquecimento ilícito e violação dos princípios administrativos, além de acusado pelos servidores de interferência em decisões técnicas dos analistas. No dia 25.8.2017, dois dias após a exoneração do indicado político Pedro Castilho Jr. na Superintendência do IBAMA no Rio de Janeiro, foi nomeado um servidor de carreira para o exercício do cargo de superintendente substituto sem, no entanto, definição ou previsão de quem ocupará a superintendência de fato. Uma clara sinalização que as portas da casa permanecem abertas às indicações da base política de apoio ao governo de Michel Temer.

Os servidores dos órgãos atribuem aos nomeados políticos uma série de irregularidades, desde o uso de carro oficial para compromissos particulares, o aparelhamento político do órgão, o desvio de função de funcionários terceirizados, a realização de reuniões com empresas interessadas em pareceres do órgão sem o acompanhamento de servidores, o desconhecimento das atribuições técnicas e do funcionamento dos contratos administrativos, a omissão da agenda de compromissos públicos e até mesmo o não comparecimento no horário de trabalho. Acima de tudo, os servidores entendem que as substituições essencialmente políticas são um profundo desrespeito à qualidade técnica e fazem parte de ataques às autarquias que têm como dever a conservação do meio ambiente.

A Asibama/RJ repudia as práticas fisiologistas que somente contribuem para a precarização dos órgãos, com respectivos prejuízos à conservação ambiental e aos serviços prestados à sociedade brasileira e manifesta apoio à Carta Aberta à Sociedade elaborada pelos servidores da CR08 contra a substituição da atual Coordenadora Regional.

Diretoria Executiva
Asibama/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário